Redação Oficial
1) Quais são os itens de Redação Oficial que mais caem nos concursos públicos?
Os itens mais cobrados são: Padrão Ofício: elaboração de um ofício e de um aviso; elaboração de um parecer; elaboração de uma ata; elaboração de um memorando.
2) Como fica a concordância verbal quanto ao uso de pronomes de tratamento?
O uso dos pronomes de tratamento obedece à tradição que vem de longa data e apresenta certas peculiaridades. Por exemplo, embora se refiram sempre à segunda pessoa gramatical, que é a pessoa a quem se dirige o documento, a concordância deve ocorrer sempre na terceira pessoa. Isso porque o verbo deve concordar com o substantivo, que é o núcleo da locução. Sendo assim, no caso da locução “Vossa Excelência”, o núcleo é “Excelência”, e é com ele que concorda o verbo em “Vossa Excelência apresentará as propostas”.
Em caso de adjetivação desses pronomes, devemos sempre utilizar o gênero gramatical que se refere ao sexo da pessoa com quem nos comunicamos, e não com o substantivo que compõe a locução. Sendo assim, o correto é “Vossa Senhoria será comunicado” se o interlocutor for homem, e “Vossa Senhoria será comunicada”, caso o interlocutor seja uma mulher.
No mais, os pronomes possessivos que fazem referência ao interlocutor tratado devem também ser de terceira pessoa: “Vossa Excelência receberá sua comunicação”, e não “Vossa Excelência receberá vossa comunicação”.
3) Qual é a diferença entre sigla e abreviatura?
1) Quais são os itens de Redação Oficial que mais caem nos concursos públicos?
Os itens mais cobrados são: Padrão Ofício: elaboração de um ofício e de um aviso; elaboração de um parecer; elaboração de uma ata; elaboração de um memorando.
2) Como fica a concordância verbal quanto ao uso de pronomes de tratamento?
O uso dos pronomes de tratamento obedece à tradição que vem de longa data e apresenta certas peculiaridades. Por exemplo, embora se refiram sempre à segunda pessoa gramatical, que é a pessoa a quem se dirige o documento, a concordância deve ocorrer sempre na terceira pessoa. Isso porque o verbo deve concordar com o substantivo, que é o núcleo da locução. Sendo assim, no caso da locução “Vossa Excelência”, o núcleo é “Excelência”, e é com ele que concorda o verbo em “Vossa Excelência apresentará as propostas”.
Em caso de adjetivação desses pronomes, devemos sempre utilizar o gênero gramatical que se refere ao sexo da pessoa com quem nos comunicamos, e não com o substantivo que compõe a locução. Sendo assim, o correto é “Vossa Senhoria será comunicado” se o interlocutor for homem, e “Vossa Senhoria será comunicada”, caso o interlocutor seja uma mulher.
No mais, os pronomes possessivos que fazem referência ao interlocutor tratado devem também ser de terceira pessoa: “Vossa Excelência receberá sua comunicação”, e não “Vossa Excelência receberá vossa comunicação”.
3) Qual é a diferença entre sigla e abreviatura?
Não
confunda
siglas
com
abreviaturas.
As
abreviaturas
indicam
redução
de
palavras,
possuem
ponto
abreviativo,
são
flexionadas,
são
acentuadas,
mantêm o
hífen e
não têm
limite
de
letras:
Ex.:
V.Sa.,
V.Sas.,
pág.,
linguíst.,
Ltda.
etc.
Algumas dicas:
a) Não acentue as siglas.
b) Não use pontos entre as letras nem no fim. Ex.: ONU (e não O.N.U.).
c) Quando citar pela primeira vez uma sigla em um texto, explique antes o que ela significa e, em seguida, coloque a sigla entre parênteses. Nas demais vezes em que ela aparecer, você não vai mais precisar explicar seu significado. Ex.: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Algumas dicas:
a) Não acentue as siglas.
b) Não use pontos entre as letras nem no fim. Ex.: ONU (e não O.N.U.).
c) Quando citar pela primeira vez uma sigla em um texto, explique antes o que ela significa e, em seguida, coloque a sigla entre parênteses. Nas demais vezes em que ela aparecer, você não vai mais precisar explicar seu significado. Ex.: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
d) Todas
as
letras
são
escritas
em
maiúsculas
quando a
sigla
possui
até três
letras:
BC, USP,
ONU,
OAB,
ONG.
e) As siglas com quatro letras ou mais são escritas com a primeira letra em maiúscula quando forem pronunciadas como uma única palavra (e não letra por letra): Unicamp, Eletropaulo, Masp, Varig, Inmetro.
f) As siglas com quatro letras ou mais são escritas todas em maiúsculas quando se pronuncia separadamente cada uma de suas letras ou parte delas: CPFL, CNBB, CPMF, ABNT.
g) Algumas siglas podem ter, ao mesmo tempo, letras maiúsculas e minúsculas: CNPq, UnB, SPTrans.
4) Como usar os fechos nas comunicações oficiais?
O fecho das comunicações oficiais tem como finalidade não só arrematar o texto, mas também saudar o destinatário. Existem somente dois tipos de fechos para todas as modalidades de comunicação oficial, sendo elas:
a) Respeitosamente, – para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República;
b) Atenciosamente, – para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
5) Como devo me identificar ao final de uma comunicação oficial?
Exceto as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
A identificação deve ter a seguinte forma:
(espaço para assinatura)
NOME
Chefe da Secretaria-geral da Câmara Municipal de Sapucaia do Sul.
(espaço para assinatura)
NOME
Ministro de Estado da Cultura
e) As siglas com quatro letras ou mais são escritas com a primeira letra em maiúscula quando forem pronunciadas como uma única palavra (e não letra por letra): Unicamp, Eletropaulo, Masp, Varig, Inmetro.
f) As siglas com quatro letras ou mais são escritas todas em maiúsculas quando se pronuncia separadamente cada uma de suas letras ou parte delas: CPFL, CNBB, CPMF, ABNT.
g) Algumas siglas podem ter, ao mesmo tempo, letras maiúsculas e minúsculas: CNPq, UnB, SPTrans.
4) Como usar os fechos nas comunicações oficiais?
O fecho das comunicações oficiais tem como finalidade não só arrematar o texto, mas também saudar o destinatário. Existem somente dois tipos de fechos para todas as modalidades de comunicação oficial, sendo elas:
a) Respeitosamente, – para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República;
b) Atenciosamente, – para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
5) Como devo me identificar ao final de uma comunicação oficial?
Exceto as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
A identificação deve ter a seguinte forma:
(espaço para assinatura)
NOME
Chefe da Secretaria-geral da Câmara Municipal de Sapucaia do Sul.
(espaço para assinatura)
NOME
Ministro de Estado da Cultura
Dicas para elaborar um texto no padrão oficial:
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